A implantação do novo sistema de estacionamento rotativo em Criciúma fez a cidade debater nesta semana um assunto que é um problema em crescimento: Falta de Estacionamento na área central. Hoje, segundo dados do município, já são 109 mil veículos emplacados na cidade. Desses, 65 mil são considerados leves(motos e automóveis). A situação se amplia com 20 mil veículos com placas de cidades vizinhas que trafegam diariamente durante o horário comercial em Criciúma e a falta de planejamento em suas vias públicas no decorrer de décadas.
“O novo sistema rotativo fez a cidade debater esse tema que é preocupante. Ele é tão real, presente no dia-a-dia dos motoristas que buscam estacionar seus carros na área central, que nós, da Construtora Fontana, para amenizar a situação, ao mesmo tempo facilitar a vida de nossos clientes que lançamos, ano passado, o primeiro prédio comercial de Criciúma com estacionamento rotativo”, comenta o diretor presidente da Construtora Fontana, Olvacir Bez Fontana. Para ele, sempre que a iniciativa privada busca, em seus projetos, unir o útil ao agradável, e, assim, contribuir para amenizar um problema vivenciado pela cidade é um passo que se dá na direção da construção de um município melhor, consciente e unido na solução de problemas.
“O Centro Executivo Prime Tower, um projeto com 114 salas comerciais, que lançamos no ano passado terá três andares exclusivos de estacionamento rotativo com manobristas e um sistema automatizado para garantir rapidez, segurança e comodidade, não só aos proprietários das salas, como seus clientes e público em geral”, comenta Fontana. O problema de estacionamento em Criciúma foi estudado pela Fontana há tempo, por isso, a necessidade de engenheiros e arquitetos projetarem esse empreendimento que está previsto para ser entregue em 2015, na esquina das ruas Princesa Isabel e Marechal Deodoro, centro.
RESERVATÓRIO PARA AMENIZAR CHEIAS NO CENTRO
Esta é a segunda vez que projetos da Construtora Fontana contribuem, de forma direta, para amenizar problemas vivenciados pela cidade. O Residencial Vittório Veneto entregue em dezembro de 2009, por exemplo, foi projetado para armazenar água de enxurradas para evitar enchentes no centro da cidade. O empreendimento possui mais de 17 mil metros quadrados de área construída, podendo reservar uma grande quantidade de água no terraço. Para isso foi utilizada no edifício uma tecnologia chamada Sistema de Retardamento de Efluentes Pluviais, que armazena até 60mil metros cúbicos de água durante a chuva e libera aos poucos na rede pluvial.
“A iniciativa privada pode contribuir em amenizar problemas coletivos da cidade. Nós da construtora Fontana estamos constantemente em alerta em adequar nossos melhores projetos ao bem estar dos clientes, mas também da cidade onde estamos instalados”. Finaliza Fontana.
Sandro de Mattia – Supra Comunicação