O empresário Olvacir Bez Fontana, assim como sua empresa, a Construtora Fontana, serão personagens de um documentário sobre a colonização Vêneta no Mundo. Uma equipe composta por cinco profissionais da VeniceFilm Producions, produtora Italiana contratada pelo Governo daquela região, está percorrendo Brasil, Argentina, África , Austrália e Canadá, países para onde migraram algumas famílias da região norte da Itália. A gravação visa produzir o documentário “Os Vênetos no Mundo. Um povo de Embaixadores”.
Durante a entrevista, Fontana contou a trajetória de sua família, que chegou na região em 1878. Falou sobre o mercado da construção civil, sua história, enquanto bisneto de colonizadores. A escolha de Olvacir para ser personagem no documentário teve dois elementos fundamentais: a história empreendedora da família Bez Fontana na região, que à época montou engenho de farinha em Urussanga e o fato dos 49 empreendimentos entregues até o momento por sua empresa, levarem o nome de cidades italianas, 16 delas de origem Vêneta.
“Dar o nome de cidades italianas às nossas obras é manter viva a lembrança da origem de muitas famílias que colonizaram nossa região. O outro motivo seria a relação direta com a arquitetura. A Fontana sempre ousou em seus projetos e a Itália é reconhecida no mundo por empreendimentos com arquitetura arrojadas”, respondeu quando questionado pela equipe sobre a origem dos nomes. Após a entrevista foram gravadas imagens de vários prédios da construtora. A equipe fica na cidade até quarta-feira, quando viaja para o RS atrás de outras histórias. Até eles pretendem entrevistar outras pessoas.
90% dos colonizadores são da região do Vêneto no sul de SC
A Equipe Italiana chegou à região de Criciúma devido ao trabalho do Comitato Delle Associazioni Venete di Santa Catarina – Comvesc, com sede em Criciúma e que fez todo o trabalho de logística e contatos. Segundo Roberto Brolese, secretário do Comvesc, cerca de 90% das famílias italianas que colonizaram o sul de SC, são oriundas da região do Vêneto. Este documentário vai passar em todo o mundo. Foi a forma que o Governo Italiano encontrou de contar esta história de sucesso de muitas famílias colonizadores”, comenta. Fazem parte da equipe Enrico Lando, Simone Preti, Giaconmo Bettela, Alberto Marchiori, Andréa Garbin.
Galeria de Fotos