A Construtora Fontana, preocupada em melhorar cada vez mais, a qualidade de vida de seus colaboradores esta oferecendo, em parceria com o Sesi, palestras para todos trabalhadores das obras. A idéia é fornecer aos colaboradores orientação sobre atividades rotineiras que podem garantir o bem-estar pessoal, como a alimentação, atividades físicas e o repouso. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Logística da Fontana, fruto das atividades dentro do PAEX, um programa que busca a excelência em todos os setores dentro da organização e que está sendo implantado na empresa.
“Ações como essas mostram a preocupação da Construtora em garantir o bem estar dos colaboradores, não só enquanto estão nas obras, mas também quando estão fora delas, junto às suas famílias” afirma o engenheiro Fábio Steiner, responsável pelo departamento. As palestras estão sendo feitas pelo Sesi através da profissional Maria Cláudia Casagrande Zanette.
EXERCÍCIO FÍSICO
Mesmo sendo colaboradores operacionais, onde exercem um esforço muscular, é necessário fazer exercício físico, nas horas de lazer. Assim terão melhor um bem estar físico, mental e emocional. Além disso, a atividade física estimula a liberação de toxinas, através do suor, e de endorfinas, que dão sensação de prazer, bem como o aumento da serotonina, impedindo assim a busca de vícios, como o cigarro, bebidas alcoólicas, que dão uma falsa sensação de prazer.
HIGIENE
Outro fator abordado foi a importância da higiene, tanto pessoal, como do local de trabalho, sendo este um fator fundamental, pois todos devem ter a mesma visão, ampliando para sua vida e de sua família.
SONO
Quanto ao sono, uma grande vantagem em relação aos colaboradores operacionais, diferentemente dos colaboradores administrativos, é que eles têm mais facilidade para dormir bem. E o sono é uma necessidade fisiológica fundamental para renovação celular e da disposição para o trabalho. Dormir muitas horas não é sinônimo de dormir bem. Um sono de qualidade deve ser contínuo, de 6 a 8 horas diárias, que pode chegar a um estágio de descanso profundo através do sonho.
ALIMENTAÇÃO
Os colaboradores das obras têm uma necessidade alimentar maior e gastam mais energia. Por isso uma boa alimentação deve ser constituída de no mínimo quatro refeições por dia, pois se deve consumir alguma alimento, no máximo, a cada quatro horas, sem sobrecarregar nenhuma refeição. Não esquecendo de consumir frutas e verduras (alimentos reguladores), chamados desta forma, pois auxiliam, juntamente com o consumo de líquidos e da prática de atividade física, na regulação intestinal e na regulação da gordura. E assim como o carro precisa do óleo para lubrificá-lo, precisamos do óleo para lubrificar o coração, através da ingestão de óleo vegetal virgem duas vezes ao dia, nunca esquecendo da água, que devemos tomar com freqüência, mesmo que, sem sentir sede.
Galeria de Fotos