Colaboradores foram vacinados com a trivalente H1N1, H3N2 e influenza B. Unidade Móvel do SESI colaborou para a vacinação nas obras da construtora
Com o objetivo de levar melhor qualidade de vida a partir da saúde aos seus colaboradores, a Fontana realizou nesta semana a 6ª campanha de vacinação interna contra a gripe. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a doença atinge cerca de 500 milhões de pessoas no mundo todos os anos, matando de 250 a 500 mil pessoas. Em parceria com o SESI, a campanha contou com o apoio também da unidade móvel de saúde, o que possibilitou realizar a vacinação nas obras da construtora abrangendo um número maior de colaboradores imunizados.
De acordo com o coordenador de recursos humanos, Jarbas Nunes, a disponibilização da unidade móvel do SESI foi fundamental para facilitar o acesso à dose e fortalecer a campanha. No ano passado mais de 40% dos colaboradores fossem vacinados. “O SESI conta com apenas uma unidade móvel de saúde no estado e tê-la disponível para realizar a vacinação em nossas obras é prova de que existe muito empenho em disponibilizar a vacinação aos colaboradores”, comenta Nunes.
Os funcionários foram vacinados com a trivalente H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com a técnica de Enfermagem do SESI, Daniela Borges Floriano Silveira, a vacina tem duração de 12 meses e por se tratar de um vírus mutante é importante que seja tomada todos os anos. “As pessoas sentem receio ao tomar esta vacina, porém ela não dói e nem tem efeitos colaterais, como ficar resfriado após a dose, por exemplo. Isto é na verdade um mito e se realmente acontecer não se trata de uma reação à vacina, mas sim porque o vírus da gripe pode ficar encubado no corpo por até 15 dias. Ou seja, a pessoa pode ter contraído o vírus da gripe antes de tomar a vacina”, explica.
Além dos prejuízos financeiros causados pelo seu tratamento, a gripe pode levar a graves complicações, inclusive à morte. A Fontana não tem medido esforços para disponibilizar a vacinação aos seus colaboradores e nas obras, no entanto, a adesão de todos é vital para o sucesso da campanha. Quanto maior o número de pessoas imunizadas, mais protegidos estaremos da gripe e suas complicações.
Existem várias maneiras de se evitar a gripe, principalmente cuidados com a higiene, no entanto, a vacina ainda é a forma mais eficaz de combatê-la. Infelizmente as doses são disponibilizadas pelo SUS apenas para idosos e grupos de risco e, nas clínicas particulares, o valor é muito elevado. Por isso, a Fontana empenha-se todos os anos para facilitá-la a seus colaboradores e até dependentes. O valor em que a vacina é disponibilizada pela empresa aos colaboradores chega a ser sete vezes menor que o valor comercializado nas clínicas particulares. “Neste ano, disponibilizamos a vacina também para os dependentes. Os colaboradores podem adquirir no valor de R$ 12,00 e os dependentes, R$ 35,00”, explica o coordenador.
Galeria de Fotos