Durante a semana de comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, diversas medidas de segurança na construção civil e dicas sobre uma atuação segura nas alturas integraram o Programa de Sensibilização e Treinamento oferecido aos colaboradores da Construtora Fontana. O treinamento aconteceu na última terça-feira (30) e foi ministrado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) nos canteiros de quatro obras, em Criciúma.
Durante a programação, os participantes acompanharam apresentações teóricas e interagiram com a professora com jogo de perguntas e respostas sobre plataformas e redes de segurança, manuseio de guias, guinchos e elevadores, áreas de despejos, limpeza e organização da construção, além de acompanharem em vídeo diversas técnicas.
A assistente de obras Gisele Dutra Rocha trabalha no setor há quase três anos e aprovou o aprendizado. “Tudo é muito interessante porque na verdade passamos mais tempo na obra do que em muitos outros lugares. Uma simples madeira em pé, por exemplo, pode trazer consequências a todos, já que eu posso tê-la visto mas o meu colega não. Então cabe a mim colocá-la em uma posição segura, pensando no bem coletivo”, pontua.
Para reduzir índices de acidentes
De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho da Construtora Fontana, Cristian Sabino Vicente, o treinamento faz parte de um projeto novo na empresa que iniciou em janeiro de 2013. “Estamos com uma expectativa bastante positiva do programa, pois acreditamos que assim os colaboradores aprendem informações novas e relembram as normas de segurança muitas vezes esquecidas na correria do dia-a-dia”, destaca.
A técnica de Segurança no Trabalho do Sesi, Michele da Rosa Rodrigues, acrescenta que o índice de queda de pessoas e materiais na construção civil brasileira é ainda bastante alto. “E nosso objetivo durante o programa é sensibilizá-los para uma atitude, considerada simples, mas cada vez mais segura e que venham a diminuir as ocorrências”, explica. O Programa de Sensibilização e Treinamento da Construtora Fontana abrange os módulos Proteção Contra Quedas – partes 1 e 2, e Proteção em Escalações e Instalações Elétricas e serão ministrados também nos dias 7 e 14 de maio.
Galeria de Fotos