Mais de 100 colaboradores da Construtora Fontana deram o primeiro passo nesta sexta-feira (17/09), em uma decisão que vai transformar suas vidas. Eles participaram da aula inaugural com a primeira turma do programa de educação, que vai formá-los no Ensino Fundamental e Médio, disponibilizado pela empresa em parceria com o SESI. A adesão da Construtora Fontana no programa do SESI escola é uma iniciativa pioneira na Construção Civil do Sul do Estado.
O responsável pela área de Gestão de Pessoas da Fontana, Jarbas Cargnin Nunes, deu as boas vindas e contou que o primeiro desafio já foi vencido. “Meus parabéns por terem abraçado esta oportunidade que a empresa oferece de voltar a estudar. Por estar aqui vocês já são vencedores. Agora o compromisso é superar os desafios para chegar até o final e concluir o ensino”, declara.
O funcionário Ademir dos Santos, de 40 anos, foi um dos primeiros a se matricular assim que soube da oportunidade. Ele vai fazer o Ensino Fundamental. “Sempre quis voltar estudar e nunca tive oportunidade. Agora que a empresa abriu essa porta, vou me dedicar bastante para chegar até o final com o diploma na mão”, disse confiante.
O objetivo do programa é oferecer uma oportunidade para melhorar a escolaridade dos trabalhadores, que promova o crescimento pessoal e profissional. “Muitos não tiveram condições de estudar quando mais novos, pois precisavam trabalhar para complementar a renda da família. Essa oportunidade de concluir os estudos gratuitamente é um presente da Construtora Fontana, pois educação é principal patrimônio das pessoas”, explica Nunes.
Saiba mais
As aulas vão acontecer duas vezes por semana no final do expediente, no canteiro de obras do edifício Trentino da Construtora Fontana. De acordo com a supervisora de educação do SESI, Simone Gonçalves, o ensino tem um formato totalmente voltado ao trabalhador da indústria. “Os conteúdos e a metodologia de ensino são diferenciados, pois eles analisam os conhecimentos teóricos com o dia-a-dia do ambiente de trabalho”, conta.
O programa de educação do Ensino Fundamental (antigo 1º grau) tem duração de dois anos, e o Ensino Médio (antigo 2º Grau) duração de um ano e meio que totalizam 720 e 840 horas respectivamente. A proposta curricular é contextualizada para o mundo do trabalho, com modalidade presencial que utiliza apostilas didáticas cedidas pelo SESI escola.
Filipe Casagrande – Supra Comunicação
Galeria de Fotos