A segurança do trabalhador durante suas atividades não depende somente do aspecto físico, mas também do psicológico. Com o objetivo de diminuir ao máximo os riscos aos colaboradores, a Construtora Fontana ofereceu, em parceria com o Sesi, uma palestra sobre as Necessidades de Segurança.
A iniciativa do departamento de logística da empresa faz parte das ações do PAEX, um programa que busca a excelência na gestão. “A segurança física sempre foi garantida na nossa Construtora, mas queremos garantir outros tipos de segurança, como o bem estar das pessoas. Nossas ações buscam aumentar a auto-estima dos nossos colaboradores” afirma o engenheiro Fábio Steiner, coordenador do departamento.
Mais de 360 funcionários receberam orientações para prevenir o perigo físico e psíquico, através da proteção do corpo, da mente, da saúde e do emprego. Além disso, foi abordada a questão da auto-segurança, que é a forma com que o indivíduo busca a proteção interna e externa (medo real e medo irreal).
A psicóloga e palestrante Santina Arceno Muniz também falou da importância de estar no trabalho em corpo e mente, separando os acontecimentos pessoais dos profissionais. “Quando as necessidades de segurança não são realizadas, falta adaptação do colaborador, o que pode refletir em doenças como ansiedade, fobias e pânico” comenta.
Galeria de Fotos